O festival

Histórico do Festival
CURTA COREMAS

Sobre

É um Festival de Cinema que propõe democratizar a produção cinematográfica brasileira junto a população de Coremas e regiões circunvizinhas, através de apresentações, oficinas, exibições e fóruns gratuitos - contribuindo para sua formação social, a fim de impulsionar a produção artístico-cultural da cidade, além de atrair o turismo e aquecer a economia local. O evento ocorre oficialmente durante 4 dias todos os anos desde 2011 congregando realizadores e agentes culturais de várias partes do país, estimulando o surgimento de novos produtores audiovisuais, artistas e também novos festivais.

2015 - Resumo da 5ª Edição

            A quinta edição do Festival Curta Coremas ocorreu de 30 de julho a 02 de agosto, trazendo para população, inicialmente, o "Cine Tamborete" que percorreu os bairros da cidade na proposta de exibir filmes em ruas e espaços públicos. A oficina "Realização Audiovisual" ministrada pelo fotógrafo e cineasta Saullo Dannylck aconteceu uma semana antes do evento e marcou o início das atividades de formação oferecidas pelo festival.
            Na quinta (30/07) começaram as exibições da "Mostra infantil" trazendo as escolas públicas para ver, refletir e discutir cinema, com filmes elaborados pensando no cunho educativo do cinema, cerca de 600 crianças participaram das sessões!
            A oficina "Cinema e Educação" ministrada pelas Professoras Doutoras em Educação Virgínia Gualberto (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e Mailsa Passos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ) com a participação de educadores e pedagogos do município, além de presença de professores de outras regiões da Paraíba.
            As exibições eram sempre iniciadas após a apresentação musical dos jovens coremenses Geovanny e Antônio Neto, tocando Música Popular Brasileira; outra apresentação musical promovida em 2015 foi a cantora Gitana Pimentel, levando samba em praça pública de forma gratuita e acessível, ainda tivemos a participação da DJ Kylt.
            Dentro das atividades desta edição houve também a apresentação do grupo de teatro "Noss'arte" de Coremas, e a intervenção sobre "Consciência e Empoderamento Feminino" com a atriz Bethânia Bethy do Departamento de Extensão Cultural da UFPB.
            Com sessões lotadas todas as tardes e noites e participação massiva da população de Coremas e dezenas de outras cidades do estado, além da presença de cerca de 50 convidados diretos entre produtores, diretores, atores, professores, jornalistas, a 5ª edição foi sucesso total, trazendo a proposta de "ver, refletir e discutir cinema", cativando e estimulando o público a valorizar, cada vez mais, a cultura e a arte!

2014 - Resumo da 4ª Edição

            O 4º Festival Curta Coremas acontece de 24 a 27 de julho, porém, suas atividades vão do início ao fim do referido mês. Serão 4 oficinas de formação voltadas ao público coremense e de regiões circunvizinhas, são elas: "Aprendendo a ler imagens em movimento", ministrada pelo premiado cineasta Torquato Joel; "Fazendo filmes curtíssimos" orientadas pelos estudantes de comunicação Marcelo Quixaba e Carine Fiúza; "Elaboração de Projetos Culturais para Editais Públicos" pelo produtor cultural Laercio Ferreira e, por fim, "Cinema e educação" orquestrada pela professora Virgínia Gualberto, doutora em educação e bacharel em comunicação social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal da Paraíba, respectivamente.
            As oficinas tem por objetivo contribuir para formação profissional e pessoal de agentes educadores, estudantes e agentes culturais em potencial; os participantes receberão certificados da Universidade Federal da Paraíba e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
            Além das tradicionais Mostras Competitivas "Panorama Brasil", "Mãe D'água" com filmes paraibanos, e "Rio turbinas", com vídeos de curtíssima duração haverá também a "Mostra Mundo" com exibição de filmes de vários países, "mostra infantil", em escolas da cidade e "mostra melhor idade", no lar dos idosos. Todas as sessões são gratuitas, os participantes devem observar a classificação indicativa dos filmes.
            Uma das principais novidades para esta edição é a exibição do filme "Cidade de Deus - 10 anos depois" do cineasta carioca Cavi Borges, que estará na plateia junto ao ator Leandro Firmino da Hora para debates com o público coremense sobre sua produção.
            O encontro dos cineastas acontece no sábado, as 16h, com participação dos artistas e da população com o objetivo de debater sobre as políticas públicas voltadas ao estado e ao município atualmente, como também conversar sobre o quadro atual da produção cinematográfica paraibana.
            No domingo (27) haverá a premiação dos melhores filmes e entrega dos certificados para os participantes das oficinas, além de apresentações teatrais de cunho informativo e social; a exemplo da peça "Violência Jamais" com temática de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
            O Curta Coremas é um evento democrático, livre e gratuito, acessível a toda população, dirigido pelo Coletivo Turbina Cultural e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Coremas. Este ano a sede do evento será no Parque Mangueirão, no bairro linha de ferro. E as oficinas acontecem no Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia e Escola Estadual Nobel Vita. A programação completa com horários e locais detalhados, além de fotos e vídeos e outras informações interessantes estão disponíveis no www.curtacoremas.com.br ou facebook.com/curtacoremas.
           
2013 - Resumo da 3ª Edição

O III Festival Curta Coremas contou com muito cinema, vários convidados e divertidas atrações culturais! No primeiro dia do houve a abertura da Mostra Panorama Brasil, uma vitrine de curtas metragens produzidos nos quatro cantos do país. Logo após houve apresentação do grupo paraibano de teatro “Nós 2” com o espetáculo “Outra estória de Romeu e Julieta” no elenco os atores Flávio Lira e Nyka Barros. Na abertura, ainda tivemos participação especial da atriz Suzy Lopes, num belíssimo sarau poético.
A sexta feira foi um dia de estréias e mostras competitivas de filmes paraibanos. Na mostra Mãe D’água foram exibidos: “O Tratamento”, de Cássia Lobão; “Catástrofe”, de Gian Orsini; “Testemunhos”, de Carlos Mosca; “Ritmos”, de Laurita Caldas e “A poeira dos pequenos segredos”, de Bertrand Lira.  Dando sequencia, estréiaram no festival os vídeos produzidos na oficina “Fazendo Filmes Curtíssimos” ministrada por Marcelo Quixaba e Carine Fiuza.  A noite se encerrou num grande show em praça pública com Banda Cabruêra e VJ Spencer.
O Sábado foi um dia especial, a programação teve início a partir das 14h com o fórum do Cinema Paraibano, onde realizadores e sociedade civil expõem e discutiram a situação atual do cinema no estado. A partir das 19h  houve a segunda e última noite da Mostra de filmes paraibanos, com os curtas “Platô!”, de Kleyton Canuto; “Púrpura” de Tavinho Teixeira, “Cancha – antigamente era mais moderno” de  Luciano Mariz; “O Lobisomem da Paraíba” de Silvio Toledo e “Ato Institucional” de Helton Paulino.
Ainda no sábado houve o  lançamento do filme “Sophia” primeira ficção do cineasta coremense, Kennel Rógis. “É um filme de amor, mãe e filha que procuram se entender e se colocar no lugar uma da outra”
A terceira noite do Festival Curta Coremas terminou com um mega show com as bandas Academia da Berlinda e Varal de Cabaré, na praça Félix Rodrigues.
Domingo foi a última noite de exibição de filmes brasileiros, na segunda parte da Mostra Panorama Brasil, com alguns dos melhores curtas metragens produzidos no país. A noite terminou com a entrega dos troféus no Centro Pastoral e casa de recepção João Paulo II.
O Curta Coremas conta com diversos convidados de vários lugares do país, é um intercambio cultural movido a cinema! O III Festival Curta Coremas é uma ação do Coletivo Turbina Cultural, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Coremas.








2012 - Resumo da 2ª Edição

            O Curta Coremas propõe este ano uma vasta programação incluindo fóruns, oficinas, exibições de filmes e apresentações culturais (tudo de forma gratuita), mobilizando dezenas de jovens e centenas de pessoas! Nesta edição teremos grandes novidades! Dois novos concursos: o de roteiro e o de vídeominuto para estudantes coremenses; serão envolvidas escolas municipais e estaduais, além de instituições como a Casa da Cultura Vereador Francisco Silva e a ONG Curimã Arte e Cultura. As exibições de filmes dividem-se nas categorias:  mostra competitiva de filmes paraibanos “Mostra Mãe d’água”, mostra competitiva de filmes coremenses "Rio Turbinas" e ainda a “Mostra  Informativa Brasil”
Na parte de formação são oferecidas 2 oficinas: “Cinema de 1 minuto” com o estudante de rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba Marcelo Quixaba, e a de “Elaboração de projetos para editais” com o diretor da Acauã Produções Culturais Laércio Ferreira. Na parte de fotografia a exposição “Olhar Coremas” traz paisagens locais sob o ponto de vista de quem vive na cidade. O Curta Coremas conta também com 4 apresentações musicais. Sobem ao palco as bandas Cabruêra, Sex On the Beach, Varal de Cabaré e Versatius. O festival ainda realizará o fórum de discussão sobre os rumos do cinema paraibano, no qual participarão representantes de várias cidades e cineclubes.


2011 - Resumo da 1ª Edição

            No ano de sua estreia o festival Curta Coremas contou com participação massiva do público, além de reunir mais de 30 convidados entre artistas, jornalistas e produtores culturais - a exemplo do secretário de cultura da Paraíba Chico César, da atriz Marcélia Cartaxo, dos cineastas Torquato Joel, Bertrand Lira, Ely Marques, Ana Bárbara Ramos, entre outros. Foram oferecidas 2 oficinas:  Atuação para cinema e TV, ministrada pela atriz e diretora Marcélia Cartaxo; e Linguagem Audiovisual, ministrada pela professora doutora Virgínia Silva. Houve também o primeiro fórum de discussões sobre os rumos das políticas públicas para o cinema paraibano, gerando a Carta Coremas, um documento com diretrizes e petições almejadas pela classe cinematográfica atual. Promoveu-se ainda o lançamento dos filmes “Travessia” de Kennel Rógis e “A caixa d’água do sertão” de Diassis Pires amos rodados da cidade, através do edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido Brasileiro do Governo Feral. Houve ainda apresentações musicais e culturais: a banda “Pulso”, o grupo de capoeira “Badauê”, o grupo de dança de rua “Street dance” os três de Coremas e o grupo de Xaxado “Pegadas de Lampião” de Santa Terezinha. Foram 3 dias de cultura, cinema e arte de forma gratuita e abrangente para toda a população!





ALGUMAS FOTOS

Contatos:
Kennel Rógis (83) 9802-3542
(Diretor Geral)
kennelpaulino@gmail.com  / festivalcurtacoremas@gmail.com
Francisco Neto (83) 9659-2829
(Produtor Local) 

Mais informações em  

 facebook.com/curtacoremas