Regulamento 2017

REGULAMENTO 2017


SOBRE O EVENTO

            O CURTA COREMAS – Festival  do Audiovisual - é um evento que exibe um amplo painel de produções cinematográficas produzidas no Brasil, visando incentivar a produção e difundir o cinema nacional, propiciando encontro do público com estes filmes, estimulando novas idéias, intercâmbios e gerando reflexões sobre cinema e arte. A programação prevê a realização de oficinas, seminários, exibição de curtas e longas, além de debates, shows e apresentações culturais.
            O Festival é uma realização do Coletivo TURBINA CULTURAL. Com patrocínio master da Prefeitura Municipal de Coremas e apoio da Gravura Filmes, Projeto Viação Paraíba, Projeto Cinestésico, UFPB-COEX, Empresários e Comerciantes locais.



CATEGORIAS DAS MOSTRAS DE FILMES

O 7º CURTA COREMAS– Festival do Audiovisual constitui suas mostras nas seguintes categorias:

MOSTRA COMPETITIVA  PANORAMA BRASIL
(PARA TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS)

Curtas, de todos os gêneros, de até 20 (vinte) minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores e/ou realizadores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de 02 (dois) anos.

MOSTRA COMPETITIVA  MÃE D’ÁGUA
(PARA FILMES PARAIBANOS)

Curtas, de todos os gêneros, de até 20 (vinte) minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores e/ou realizadores paraibanos ou radicados no estado há mais de 02 (dois) anos.

MOSTRA RIO TURBINAS
(PARA FILMES DE ATÉ 5 MINUTOS)

Curtas, de todos os gêneros, de até 5 (vinte) minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores e/ou realizadores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de 02 (dois) anos.

MOSTRA INFANTIL

Curtas, de todos os gêneros, de até 20 (vinte) minutos, incluindo os créditos, feitos com a temática infantil  

MOSTRA PRIMEIROS PASSOS
(PRIMEIROS FILMES OU CURTAS DE OFICINAS DE FORMAÇÃO)

Curtas, de todos os gêneros, de até 20 (vinte) minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores e/ou realizadores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de 02 (dois) anos.

MOSTRA  ESPECIAL
(PARA FILMES CONVIDADOS)

Longas ou curtas de qualquer gênero a contive do festival.


SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas ONLINE (preenchendo nosso formulário ou pelo Festhome.com) ou ainda pelos correios.

INSCRIÇÃO ONLINE:

O PERÍODO DE INSCRIÇÃO vai de 12 a 26 de abril de 2017 através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.


Os filmes selecionados para o Festival serão publicados no endereço eletrônico: www.curtacoremas.com.br e na página facebook.com/curtacoremas.

O PERÍODO DE INSCRIÇÃO vai de 12 a 26 de abril de 2017. 

SOBRE A SELEÇÃO

A Comissão Organizadora e Júri de Seleção é formada por membros do COLETIVO TURBINA CULTURAL, TAQUARY FILMES, a jornalista Priscila Urpia e o Produtor Cultural Itamar Borges.

A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão a Comissão de Seleção e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) do Festival, que serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual (acadêmicos, realizadores, etc).

A Comissão Organizadora divulgará o resultado da seleção dos vídeos a partir do  dia 10 de junho  no site oficial do Festival www.curtacoremas.com.br, além de emitir prontamente e-mails para os candidatos selecionados. Este prazo poderá sofrer alterações, caso necessite.

Selecionados: pelo menos 01 (um) representante de cada produção selecionada (na mostra mãe d'água)  terá hospedagem e alimentação durante o evento, oferecidos pela organização do Festival, com o compromisso implícito de assegurar sua presença na cerimônia de premiação. Os representantes dos filmes selecionados na Mostra Panorama Brasil somente serão custeados pelo festival mediante confirmação dos patrocinadores. Ressalva: a cobertura das despesas dos convidados só será realizada caso a Prefeitura Municipal de Coremas, ou algum patrocinador do evento, estabeleça tal compromisso.

Caso o participante não compareça ao Curta Coremas e seja contemplado com alguma premiação, o Festival se incumbirá de enviar o troféu.

SOBRE AS PREMIAÇÕES OFICIAIS

13. As produções paraibanas a serem escolhidas pelo Júri Oficial receberão o TROFÉU MÃE D’ÁGUA. A premiação se dará nas seguintes categorias:

Mostra Rio Turbinas

- Troféu Incentivo Melhor Vídeo Curtíssimo

Mostra Mãe d’água

- Melhor Filme
- Melhor Roteiro
- Melhor Direção
- Melhor Montagem
- Melhor Fotografia
- Melhor Som
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Filme (júri popular)
- Melhor Ator
- Melhor Atriz

Mostra Panorama Brasil

- Melhor Filme
- Melhor Roteiro
- Melhor Direção
- Melhor Montagem
- Melhor Fotografia
- Melhor Som
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Filme (júri popular)
- Melhor Ator
- Melhor Atriz

Mostra Primeiros Passos

- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Fotografia 
- Melhor Som
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Ator
- Melhor Atriz

Mostra Infantil

- Melhor Filme

A premiação se dará na data de encerramento do Festival.

É direito do Júri Oficial NÃO CONCEDER prêmios, caso os trabalhos não se enquadrem nos critérios da avaliação, bem como atribuir MENÇÕES HONROSAS, desde que em acordo com a Comissão Organizadora.

As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis e plenas. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos com mesmo grau de competência.

SOBRE A PREMIAÇÃO DO JÚRI POPULAR:

Serão distribuídas cédulas de votação em número igualitário ao final de cada sessão.

0 filme escolhido pelo Júri Popular receberá o TROFÉU MÃE D’ÁGUA de melhor filme.

As decisões da Comissão Organizadora serão irrevogáveis e plenas. No caso de cédulas que se apresentarem ilegíveis, serão automaticamente descartadas durante a apuração.

CONDIÇÕES GERAIS

A concordância com esse regulamento dará ao COLETIVO TURBINA CULTURAL utilizar os trabalhos inscritos em mostras itinerantes, sem fins lucrativos.

Os casos omissos e quaisquer outros problemas serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

O 5º CURTA COREMAS – Festival do Audiovisual  é uma realização do coletivo TURBINA CULTURAL.

Para esclarecer dúvidas ou informar sugestões entrar em contato através dos Fones: (83) 99802-3542 Kennel Rógis (diretor geral), (83) 99606-8892 Bianca Brunet (diretora de produção) ou ainda pelo e-mail: festivalcurtacoremas@gmail.com


Coremas – PB, março de 2017.


Equipe Curta Coremas
facebook.com/curtacoremas
www.curtacoremas.com.br